fbpx

Como começar a fazer cerveja em casa

Se você é um cervejeiro e ama o universo das artesanais, com toda certeza já pensou em produzir a sua própria cerveja para degustar e servir os amigos. Porém, ainda não sabe como começar.

 Nesse artigo quero te mostrar como é fácil começar, ainda mais em tempos de pandemia em que passamos mais tempo em casa e um hobby como produzir cerveja é mais que prazeroso. Quero pontuar alguns pontos para que possa correr atrás do sonho de beber uma cerveja produzida por você mesmo.

A primeira regra é que é preciso estudo, mas fique tranquilo que toda a linguagem cervejeira é muito fácil e logo se verá com as primeiras produções cervejeiras.

A disponibilidade de insumos e equipamento

Hoje temos dezenas de lojas de insumos e equipamentos espalhados pelo Brasil, bem mais fácil que há quinze anos atrás quando os cervejeiros caseiros tinham que se juntar para comprar sacas de maltes para suas pequenas produções.

Nessas lojas você compra kits prontos de equipamentos de acordo com a litragem de produção que gostaria de produzir por brasagem. A maioria começa com equipamentos de 30 litros, mas você encontra com volumes menores como 15 litros.

Nas lojas de insumos como o Lamas e a Olec você também vai encontrar kits de receitas prontas para começar a produzir cerveja com todo o passa-a-passo. Aconselho começar por essas receitas até ter confiança e experiência para criar as suas próprias receitas.

Porque fazer um curso

Veja se você se enquadra nessa frase: Já assistir vários vídeos no youtube sobre produção e acho que estou apto a fazer minha primeira produção.

Infelizmente temos muitos vídeos ensinando passos errados e procedimentos que podem contaminar e colocar a perder todo o seu trabalho. Principalmente poque você só verá o resultado no final de quase 30 dias após a produção da cerveja.

Imagina chegar no grande dia de experimentar a sua cerveja e depois de uma longa espera e expectativa ter algo intragável? Não é legal nem de imaginar.

O melhor a fazer é se inscrever em um curso com um professor com formação de mestre-cervejeiro para te ensinar corretamente, além de você também ter um suporte para dúvidas durante a sua produção.

Como estamos em pandemia indico o curso online da Olec que vai passar por todos os processos de forma bem didática, sem contar o suporte para futuras produções.

Clique aqui para ver o curso.

A paciência versos o prazer

A paciência deve ser uma virtude de quem quer fazer cerveja em casa. Primeiro que não é um hobby em que você vê o resultado logo de cara. A brasagem, que é a primeira etapa, vai levar praticamente o dia inteiro; a fermentação e maturação em torno de uns 20 e o engarrafamento para carbonatação da cerveja uma semana praticamente.

Então é preciso paciência para esperar o resultado. E o mais importante que você deve saber é que dificilmente a sua primeira produção renderá uma boa cerveja. Mas não se preocupe é normal, grandes mestres cervejeiros passaram por este processo.

Porém, toda a paciência e trabalho são recompensados quando você acerta a sua receita e tem em mãos a tão sonhada cerveja artesanal feita em casa. Vale cada gota de suor.

Como aprimorar os conhecimentos

Para finalizar a dica é se manter sempre atualizado com conhecimentos, técnicas, insumos e receitas. O universo da cerveja artesanal está sempre se reinventando e descobrindo novas formas de fazer receita.

Associações de cervejeiros caseiros vão te proporcionar o acesso a essas informações, além de ser um excelente ambiente para network e conhecer outros cervejeiros. Atualmente em todos os estados tem a sua ACERVA a qual você pode se afiliar. Tem uma taxa mensal de afiliação, mas nem se compara aos ganhos de aprendizados que terá.

Espero que tenham curtido esse artigo.

Aproveitem e me sigam instagram onde dou várias dicas para negócios cervejeiros. @pauloleomil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *