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6 posturas importantes para o profissional de marketing digital de 2020

O ano de 2020 vai trazer muitos desafios para o marketing digital em todos os âmbitos e setores, demandando um profissional ainda mais preparado para lidar com o mercado.

O mínimo que se espera de um profissional de marketing é um profundo conhecimento da área digital, bem como ter uma boa base de conceitos e técnicas de marketing.

Porém, só isso já se mostra para gerar resultados diante dos desafios do ano que se inicia.

Assim, criei uma lista de 6 capacidades e posturas que o profissional de marketing digital deve incorporar, não somente em seus trabalhos para empresas, mas também própria forma de pensar o marketing digital.

1 – MÉTRICAS SÃO IMPORTANTES, MAS A CONVERSÃO FINAL NO FATURAMENTO DO CLIENTE É FUNDAMENTAL

As métricas são a base de todo planejamento de marketing digital. São elas que mostram se as ações estão realmente caminhando para atingir os objetivos esperados. Porém, não basta ficar somente nas métricas de marketing, como cliques e leads qualificados, é preciso se envolver mais com o time de venda e se comprometer com o faturamento da empresa.

Neste 2020, todo profissional de marketing digital deve assumir a responsabilidade para que o funil de venda funcione da melhor forma possível, aumentando assim a rentabilidade da empresa. Vale lembrar que um funil de venda bem definido ajuda na defesa do aumento de investimento em marketing.

2- ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR

Não existe um setor que muda tão rapidamente quando o de marketing digital, com novas tecnologias e mudanças de algoritmos. E só existe um jeito de você se manter um profissional eficiente em 2020: estudando.

Todo profissional deve dedicar horas do seu dia para acompanhar as mudanças, descobrir novas tecnologias e analisar o que está dando certo, mesmo que seja em outros países. O profissional que não se dedica ao estudo corre o risco de ver seus resultados diminuírem em 2020, ainda que opte, por exemplo, por manter a postura de 2019, mesmo que tenha lhe gerado grandes resultados.

3- PROCURAR NOVAS FERRAMENTAS

Como já dito, o setor digital muda todo o dia e as ferramentas de marketing também. Numa era de apps, ferramentas que trazem melhores resultados de leads qualificados para o marketing aparecem o tempo todo.

O profissional de marketing de 2020 deve criar o hábito de sempre procurar as melhores soluções para as estratégias. Uma dica é se fazer presente nos ambientes onde estiverem as startups que visam o setor de marketing digital.

4 – ABANDONAR FÓRMULAS

Fórmulas prontas nunca foram garantias de sucesso em nenhum setor, muito menos em marketing digital. O profissional de marketing de 2020 deve ter o discernimento do que funciona e do que não funciona em seu setor. Considere as teorias de marketing digital como um norte e não como uma regra rígida.

O profissional que vai se destacar em 2020 é aquele que consegue usar seus conhecimentos analíticos e aplicar a estratégia de marketing digital mais efetiva no seu meio, mesmo que isso signifique ir na contramão do que dizem os gurus do marketing digital.

5 – FAZER CONEXÕES

Hoje podemos falar que temos um verdadeiro ecossistema de marketing digital que envolve o profissional de marketing da empresa, das prestadoras de serviços (como RD Station) até os que atuam nas empresas de redes sociais, tais como o Facebook. Criar conexões com todos os níveis deste ecossistema é sair na frente nas tendências do mercado, assim como desenvolver projetos realmente impactantes.

6 – PENSE FORA DA CAIXINHA

Deixei esta postura por último, porque essa é a postura que engloba todas as outras e que deve nortear o profissional de marketing de 2020 em todos os dias do ano. É preciso acordar a cada dia querendo fazer diferente do que fez no dia anterior.

Lembra que o mercado de marketing digital muda todo dia? O profissional de 2020 deve querer ser a força motriz desta mudança, empenhando-se com toda a sua paixão. Parece frase de autoajuda, mas não é. O desafio de fazer diferente e melhor todo dia é o que vai manter a sua empresa com ótimos resultados por todo o ano.

Espero que esta lista tenha contribuído para te fazer um profissional de marketing digital melhor em 2020.

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